quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

REFLEXÃO



"O maior erro que você pode cometer



É o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum."

(William Shakespeare)

Eu aprendi...


Eu aprendi...


...que ignorar os fatos não os altera;

 
Eu aprendi...

...que quando você planeja se nivelar com alguém, apenas esta permitindo que essa pessoa continue a magoar você;

Eu aprendi...

...que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas;
 

Eu aprendi...

...que ninguém é perfeito até que você se apaixone por essa pessoa;

 
Eu aprendi...

...que a vida é dura, mas eu sou mais ainda;

 
Eu aprendi...

...que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que você perdeu.

 
Eu aprendi...

...que quando o ancoradouro se torna amargo a felicidade vai aportar em outro lugar;

 
Eu aprendi...

...que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;

 
Eu aprendi...

...que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre quando você esta escalando-a;

 
Eu aprendi...

...que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer.


 

(William Shakespeare)









Sobre o amor...


Perguntei a um sábio,



a diferença que havia


entre amor e amizade,


ele me disse essa verdade...


O Amor é mais sensível,


a Amizade mais segura.


O Amor nos dá asas,


a Amizade o chão.


No Amor há mais carinho,


na Amizade compreensão.


O Amor é plantado


e com carinho cultivado,


a Amizade vem faceira,


e com troca de alegria e tristeza,


torna-se uma grande e querida


companheira.


Mas quando o Amor é sincero


ele vem com um grande amigo,


e quando a Amizade é concreta,


ela é cheia de amor e carinho.


Quando se tem um amigo


ou uma grande paixão,


ambos sentimentos coexistem


dentro do seu coração.


(William Shakespeare)
 

Não se nasce Professor!


Um professor molda-se numa educação inicial e condiciona-se numa aprendizagem permanente, ao longo da vida. Nunca o é, mesmo quando se atreve a julgar que controla o cotidiano.



Ser professor é uma lenta e metódica metamorfose. É um movimento perpétuo entre a lagarta e o casulo. É um vai - vem contínuo entre o saber e o desaprender. É a adaptação permanente à mudança: dos saberes, das metodologias, das culturas, das tecnologias... Ninguém nasce professor e a sua eficácia não é uma questão de sorte ou acaso. Aqui, como em tudo o resto na vida, a sorte, ou acaso, dão muito, mesmo muito trabalho.




Há um clique, um momento, uma circunstância, e muitas vezes até um imprevisto em que se escolhe ser professor. Aparentemente porque se gosta. Há quem lhe chame um chamamento interior. Outros dizem que é porque ninguém é atraído ao engano, porque se sabe bem o que essa profissão significa, já que desde tenra idade todos a conhecem por dentro.




Porém, e a partir desse singular instante, desse acordar para o futuro, tudo está por fazer. Porque se trata duma profissão artesanal: faz-se dos gestos das mãos e dos recados do coração, com recurso à uma profana mistela de tradição e de inovação.






Não se nasce professor. Um professor molda-se numa educação inicial e condiciona-se numa aprendizagem permanente, ao longo da vida. Nunca o é, mesmo quando se atreve a julgar que controla o quotidiano. Professor é erosão e reconstrução. É avanço e recuo. É acusação e vítima. É conquistador e sitiado. É lugar santo e profanado.












sexta-feira, 11 de dezembro de 2009




A gente não faz amigos, reconhece-os!

Amizade





Amizade é sinônimo de igualdade.
Profº Neide - Secretário de Saúde Doutor Fábio Stasiaki e Doutora Raquel Denardin ( Sub-Procuradora de Japeri)

Meu aniversário de 40 anos!



Professora Neide  comemorando mais uma primavera e Vereador Kerly, prestigiando com sua presença.

Educação



Não há saber maior ou menor, há saberes diferentes ...

sábado, 28 de novembro de 2009

PSDB MULHER


A Comissão do PSDB MULHER presente ao evento que apoia a candidatura de Kerly para Deputado Estadual.
Em busca de igualdade de oportunidade a Comissão desenvolve Projetos para integração da Mulher na sociedade e Políticas  públicas para os direitos da mulher.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Políticas para a Mulher

Cfemea apresentou nesta quinta-feira (3/9), na sede do Ministério Público do Distrito Federal (MPDF), o estudo ?Análise da execução do Orçamento Mulher do DF?.

O estudo é um grande instrumento para os movimentos de mulheres e o primeiro de muitos esforços que serão empreendidos para ampliar os caminhos para o enfrentamento da violência contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero e raça no Distrito Federal. Elaborado com a metodologia do Orçamento Mulher da União e, a partir da análise do conjunto das políticas públicas, foi feita uma seleção daquelas que atendem direta ou indiretamente às necessidades específicas das mulheres e que impactam as relações de gênero e de raça. No Distrito Federal são 47 programas governamentais que atendem a esses critérios e que, juntos, somam R$ 1,88 bilhões, 15,6% do orçamento previsto para o Governo do Distrito Federal (GDF) em 2009. O CFEMEA identificou, em seu estudo, a ausência de programas com a temática identidade étnico-racial na Lei Orçamentária Anual de 2009. Ressaltou que não são apresentados projetos ou iniciativas que possam afetar diretamente o quadro de desigualdades de gênero e raça no DF. Apontou ainda que as palavras mulher, gênero, raça, equidade, direitos humanos não estão presentes no contexto do planejamento estratégico do GDF evidenciados no PDES e no PPA. De acordo com o CFEMEA, ao não explicitar o reconhecimento que as políticas públicas atingem homens e mulheres, negras (os) e brancas (os) de maneira diferenciada, o GDF perde uma oportunidade de construir as políticas necessárias para tornar o Distrito Federal uma referência de desenvolvimento com igualdade social. Uma das propostas do CFEMEA com relação ao Orçamento Mulher do DF é de criar um Plano Distrital de Políticas para as Mulheres, assim como existe o Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (PNPM), pois assim ajudaria a identificar ações dirigidas às mulheres. Outra dificuldade com relação ao orçamento é a falta de transparência especialmente na fase da execução orçamentária. Outra constatação do estudo é que o tema Direitos Humanos e Cidadania não está entre as prioridades do GDF, definidas no Plano de Desenvolvimento Econômico para o período 2007 a 2010. Nessa área temática o Orçamento Mulher do DF selecionou dez programas para acompanhamento. Dentre eles, o programa ?Defesa e Garantia dos Direitos da Mulher? que tem como objetivo constituir ações articuladas para o enfrentamento da violência contra as mulheres. Embora o programa tenha várias ações previstas no PPA que dialogam com esse objetivo, na LOA 2009 está incluída apenas a ?Manutenção a Atenção Especializada e Proteção à Mulher Vítima de Violência ? Casa Abrigo?, com dotação autorizada de R$ 3,48 milhões, sendo que, até abril, apenas 2,5% haviam sido gastos.

terça-feira, 29 de setembro de 2009


Juntos em busca de políticas para a saúde da mulher japeriense.

domingo, 20 de setembro de 2009

OPORTUNIDADE DE IGUALDADE

Poeta Fátima Reis, Profª Neide, Eny Lourenço, Priscilla, Francisca, Cristina machado, Vera Lúcia, Lucimar, Conceição, Márcia e Suelen, juntas em prol de melhoria para a Mulher Japeriense.Direitos da Mulher


Oportunidade de Igualdade

Autonomia

Emprego

Educação

Cultura

Mudança de História

PSDB-MULHER


PSDB-MULHER DE JAPERI SE REÚNE COM PEDAGOGAS DO MUNICÍPIO PARA JUNTAS TRAÇAREM METAS E PLANOS PARA CRIAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DIREITOS DA MULHER E VIABILIZAREM MELHORIA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A MULHER.

A COORDENADORA GEAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (VÂNIA BERBAT), SE FEZ PRESENTE E RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DA COMISSÃO E DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS TUCANAS.

PROFESSORA NEIDE ( PRESIDENTE DO PSDB-MULHER - SUB-SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO ) RESSALTOU O CARINHO E ADMIRAÇÃO PELA COORDENADORA GERAL- VÂNIA BERBAT, ALÉM DA AMIZADE QUE AS UNE E POR TEREM DESENVOLVIDO TRABALHOS PEDAGÓGICOS JUNTAS.


PROFESSORA NEIDE ( TAMBÉM GRADUADA EM PEDAGOGIA) RELATOU QUE A CRIAÇÃO DA COORDENADORIA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FOI MAIS QUE UMA CONQUISTA E QUE TORCE PELA CONQUISTA DA MULHER JAPERIENSE E QUE VÂNIA É UMA EXCELENTE PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO E QUE ACOMPANHA SUA TRAJETÓRIA.


A COMISSÃO É ALICERÇADA PELA AMIZADE E OBJETIVOS QUE VISAM A MULHER JAPERIENSE.

A POETA E PEDAGOGA FÁTIMA REIS TAMBÉM ESTEVE PRESENTE AO ENCONTRO E OFERECEU SUA CONTRIBUIÇÃO PARA AS POLÍTICAS DA MULHER.

VERA LÚCIA (PROFESSORA DE HISTÓRIA) TAMBÉM CONTRIBUIU PARA O ENCONTRO E RESSALTOU A NECESSIDADE DA UNIÃO DAS MULHERES POR OPORTUNIDADE DE IGUALDADE.

PEDAGOGA CONCEIÇÃO ESTEVE PRESENTE E RESSALTOU A SUA CONTRIBUIÇÃO NESTE PROJETO.
LUCIMAR PINTO- SUPERVISORA EDUCACIONAL, TAMBÉM SE FEZ PRESENTE E OFERECEU SUA PARTICIPAÇÃO AS TUCANAS.


A COMISSÃO DO PSDB-MULHER AGENDOU MAIS ENCONTROS E RELATOU QUE PROFESSORES SÃO FORMADORES DE OPINIÃO.

POR ISSO, É NECESSÁRIO A UNIÃO DE EDUCADORES PARA NOVAS CONQUISTAS E AVANÇOS.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Estiveram presentes na Posse do PSDB-MULHER em Japeri : Vereador Álvaro Carvalho, Hélcio Ângelo ( Regional do PSDB), Lurdinha Zito ( Representante do PSDB - dando posse às tucanas) e vereador Zé Ademar.

Vice-Prefeito da cidade de Japeri, homenageando a Coordenadora de Pessoa com Deficiência na Posse do PSDB-MULHER.
07 de agosto de 2009.
  • Poema Deficiente

  • Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino."Louco" é quem não procura ser feliz"."Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria."Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão."Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia."Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda."Diabético" é quem não consegue ser doce."Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.E "Miserável" somos todos que não conseguimos falar com Deus.
    Renata Vilella

Mulher

VÂNIA BERBAT ( COORDENADORA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA - JAPERI)
PEDAGOGA/ ESPECIALISTA EM LIBRAS/ EDUCADORA E UMA FANTÁSTICA PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO COM VISÃO EMPREENDEDORA NO DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA INCLUSÃO, SENDO HOMENAGEADA PELA TUCANA MILCA, COM MOÇÃO HONROSA POR SUA REPRESENTATIVIDADE E CONTRIBUIÇÃO EM JAPERI.


Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.


terça-feira, 18 de agosto de 2009



A primeira conquista da mulher foi ter acesso à janela. Antes do Segundo Reinado, no Brasil, a estrutura familiar obedecia, rigorosamente, aos padrões impostos pelo modelo de sociedade patriarcal. As mulheres viviam em semiclausuras. A Intendência Geral de Polícia Pública expediu edital eliminando as ‘rótulas’ das casas. As rótulas eram engradados de réguas finas de madeira, colocadas nas janelas das casas térreas para dificultar o acesso da mulher à rua. A mulher não podia se expor aos olhares conquistadores.
Desde então, a mulher vem percorrendo uma caminhada árdua em busca de seus direitos, da conquista da liberdade e realização pessoal. Não faz muito tempo, antes da promulgação da Constituição de 1988, a mulher usava o número do CPF do marido. Ela era privada de usufruir integralmente da própria vida.
Algumas mulheres, influenciadas pelo desejo de serem felizes, quebraram os tabus e pagaram um preço alto por seus gestos e atitudes.
Hoje, no Brasil, há políticas públicas exclusivas para a mulher. Na rede de saúde, a mulher tem prioridade na realização de exames de prevenção e no pré-natal. Agora, com a Lei Maria da Penha, a questão da violência contra a mulher, passou a ter um novo olhar. As vítimas passaram a ter mais apoio.
Na atualidade, as mulheres ainda sofrem discriminação e são vítimas de violência, mas estão mais unidas e confiantes no seu potencial e nas conquistas que virão pela frente.
PSDB-MULHER de Japeri-
Lurdinha Zito e a saxofonista Larissa




Lei de combate à violência doméstica e familiar - Lei Maria da Penha

A lei nº 11.340/2006, que combate a violência doméstica e de gênero, é uma vitória conquistada pelo movimento de Mulheres e de direitos humanos neste País, fruto de um longo processo com início em 2002, formado por um consórcio de Ongs e militantes que discutiram e elaboraram o projeto de Lei.

A Lei Maria da Penha como foi nomeada é uma justa homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que sobreviveu a duas tentativas de homicídio e tornou-se emblemática pela impunidade dos crimes de violência doméstica contra a mulher, tendo esperado 19 anos pela condenação de seu agressor.
Com a aprovação da Lei nº 11.340/2006 o Brasil cumpre os acordos internacionais da Convenção de Belém do Pará e do Comitê de Eliminação de Todas as Formas de violência contra as Mulheres (CEDAW).
Proíbe a aplicação de penas pecuniárias (cestas básicas e multas) e institui juizados especiais com competência cível e criminal.

Prevê o afastamento imediato do agressor do domicílio e de outros lugares de convivência com a mulher agredida, garantindo a permanência da mulher no seu ambiente familiar, comunitário e de trabalho podendo o juiz adotar com urgência - sem a necessidade de um processo civil ou judicial, este afastamento.

Também conceitua e define as formas de violência vividas por mulheres no cotidiano: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Além disso, determina o encaminhamento de mulheres em situação de violência e seus dependentes a programas e serviços de proteção, garantindo os direitos à guarda dos filhos e a seus dependentes.
PREFEITO IVALDO BARBOSA DOS SANTOS - TIMOR - ENTREGANDO MOÇÃO HONROSA Á TUCANA MILCA, PELO TRABALHO E DESEMPENHO.
A COMISSÃO HOMENAGEOU A TUCANA MILCA, PELA REPRESENTATIVIDADE E COMPROMISSO COM JAPERI.

“A esperança adquire-se. Chega-se à esperança através da verdade, pagando o preço de repetidos esforços e de uma longa paciência. Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora.”
(Georges Bernanos)



ATUAÇÃO DO PSDB-MULHER DE JAPERI
Conscientização Municipal de prevenção a Gravidez na Adolescência – 21/09 – Auditório E.M. Ary Schiavo (Japeri) e 23/09 – Auditório da E.M. Santos Dumont (Engenheiro Pedreira).

Público Alvo: Adolescentes, pais, educadores e lideranças políticas.

A gravidez na adolescência figura como grave problema que atinge parcelas crescentes da população brasileira. A relação entre esta e o abandono da escola, com as óbvias conseqüências para o futuro destas adolescentes e de seus filhos, é verificada cada vez mais em nosso país.
A ocorrência da gravidez precoce entre adolescentes da nossa cidade tem se mostrado crescente, devendo então gerar grande preocupação por parte do poder público da cidade.

Ao pensar em realizar tal conscientização dentro de unidades escolares do município, objetivamos o acesso de informações importantes na formação tanto de cunho educacional, bem como de cunho social.

Realizaremos não apenas uma palestra, mas uma conscientização com base em dados e materiais fornecidos em parceria com a Secretaria de Saúde do município, afim de que possamos também estar formando multiplicadores que atuarão na sensibilização de outros indivíduos da comunidade e também temos o intuito de sensibilizar o poder público no tocante ao assunto, para que posteriormente consigamos implentar em nosso município Políticas e Iniciativas Municipais voltadas à orientação sexual de adolescentes.




OBJETIVOS:
- Contribuir para melhoraria do acesso dos adolescentes em risco/ou não às informações sobre sua sexualidade.- Reduzir o atual percentual de gravidez precoce e indesejada entre adolescentes da cidade.- Sensibilizar pais, educadores, líderes políticos e comunidade e o grupo alvo sobre os impactos do problema da gravidez precoce para o indivíduo, para a família e para o desenvolvimento da comunidade.-Abrir espaços de discussão sobre os desafios que o adolescente enfrenta com a gravidez precoce de modo a envolvê-lo com o processo decisório.- Identificar a necessidade de formação de pais, educadores e decisores públicos em saúde dos adolescentes e envolvê-los num programa de intervenção apropriada ao problema. - Facilitar e adaptar o projeto com as características sócio-culturais da comunidade e do grupo alvo produzindo intercâmbio entre os setores privado e público.















Plano de Ação PSDB-MULHER


PSDB - MULHER

PLANO DE AÇÃO

AGOSTO
2009

JAPERI
REFLEXÃO

Quando Deus criou a mulher estava no sexto dia, trabalhando depois do expediente. Apareceu um anjo que disse: "Porque você está gastando tanto tempo fazendo isso?". E o Senhor respondeu: "Você viu a planilha das explicações técnicas dela? Ela tem de ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico, ter mais de 200 partes móveis todas intercambiáveis, funcionar com coca-cola diet e resto do almoço, ter um colo que pode acolher quatro crianças de uma vez, ter um beijo que pode curar qualquer coisa desde um joelho arranhado até um coração partido e ter dois pares de mãos."O anjo ficou impressionado com as exigências."Dois pares de mãos? Não tem jeito! E isso é o modelo básico? Isso é demais para um dia só de trabalho. Deixe para terminar amanhã"."Mas eu não posso", protestou o Senhor, "Estou tão perto de terminar esta criação que está tão perto do meu coração. Ela até cura a si mesma quando está doente e é capaz de trabalhar 18 horas por dia."O anjo se aproximou e tocou a mulher: "Mas você a fez tão frágil Senhor!""Ela é frágil", o Senhor concordou, "mas eu também a fiz resistente. Você não tem ideia do que ela é capaz de suportar ou conquistar"."Ela será capaz de pensar?", perguntou o anjo.O Senhor respondeu "Não só será capaz de pensar, como de argumentar e negociar".O anjo viu uma coisa e, estendo a mão, tocou a face da Mulher. "Oh, parece que tem um vazamento nesse modelo. Eu disse que você estava tentando colocar coisa demais nela"."Isso não é um vazamento", corrigiu o Senhor, "isso é uma lágrima!""E para que serve?", perguntou o anjo.
"A lágrima é a sua maneira de expressar, alegria, tristeza, dor, desapontamento, amor, solidão, luto e orgulho."O anjo estava impressionado "Você é um gênio Senhor! Pensou em tudo! Mulher é realmente impressionante!"Sim, mulheres têm forças que impressionam os homens. Elas suportam dificuldades e carregam fardos, mas mantêm a alegria, amor e o contentamento. Elas sorriem quando querem gritar, cantam quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam por aquilo que acreditam. Erguem-se contra a injustiça. Não aceitam "não" como resposta quando acreditam que há uma solução melhor .Passam sem para que a sua família possa ter. Acompanham um amigo assustado ao médico. Amam incondicionalmente. Choram quando seus filhos se destacam e rejubilam-se quando seus amigos são premiados. Ficam felizes quando ouvem sobre um nascimento ou um casamento. Seus corações se partem quando um amigo morre. Elas se enlutam pela perda de um membro da família, no entanto são fortes quando se pensa que não há mais força. Sabem que um abraço e um beijo pode ajudar a curar um coração partido. Há mulheres de todos os tamanhos, cores e formas. Elas vão dirigir carros, pilotar aviões, andar, correr, para mostrar o quanto elas se importam com as pessoas.O coração de uma mulher é o que faz o mundo continuar girando!Elas trazem alegria e esperança. Têm compaixão e idéias. Dão apoio moral a seus amigos e familiares. Têm coisas vitais a dizer e tudo a dar. Mas se há um defeito nas mulheres é que muitas tendem a esquecer de si mesmas.
NUNCA SE ESQUEÇAM O QUANTO SÃO ESPECIAIS!!

BLOG do Fabiano do Perfil#links




Em resposta a matéria publicada por nosso amigo jornalista Fabiano:


A Comissão do PSDB-MULHER não se constitui num movimento feminista, cujo objetivo seja estabelecer barreiras entre a atuação político-social feminina e masculina.Como foi dito no evento, essa Comissão busca oportunidade de igualdade e desenvolvimento de políticas públicas para a mulher em Japeri, além de contribuir para o desenvolvimento dos direitos da Mulher. Levando em conta o relevante trabalho do vereador Kerly Gustavo Bezerra (presidente do PSDB em Japeri), não se verifica nenhum demérito no apoio do PSDB-MULHER a um candidato de tal forma compromissado com o Município, tão somente em função do mesmo ser um homem. Em que tempo nós vivemos? estamos ainda no início do Século XIX , quando nem mesmo o direito de voto era conferido às mulheres, ou estaríamos ainda na Década de Setenta, em pleno auge do Movimento Feminista ?

_ Não, caro Senhor! Os Objetivos do PSDB-MULHER vão em outra direção: o de somar, e não, dividir!! O de construir uma Sociedade onde Homens e Mulheres caminham juntos, somando forças e respeitando suas diferenças ( inerentes ao gênero).

" Porque se um cair o outro levanta o seu companheiro, mas ai do que estiver só, pois caindo,não haverá outro que o levante". Eclesiaste 4:10